Freguesia
Santana do Mato

Pelo Progresso Social

Associações

RANCHO FOLCLÓRICO “OS CAMPONESES” DE SANTANA DO MATO  Coruche-Ribatejo

  Historial

O Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato pertence ao Distrito de Santarém, Concelho de Coruche, Freguesia de Santana do Mato, a qual se situa em plena zona da charneca Ribatejana. Constituído em 1984, com o objetivo de proporcionar uma atividade de lazer, surgindo mais tarde a preocupação de preservar as tradições, usos e costumes das gentes de Santana do Mato, contribuindo assim, para manter vivas as memórias dos seus antepassados, através de testemunhos, registos e levantamento do seu património material e imaterial. Os “Camponeses” apresentam um quadro etnográfico da primeira metade do Sec.XX que representa tão fielmente quanto possível, as roupas usadas pelos homens e mulheres, nas diversas ocasiões da vida quotidiana da comunidade, destacando as singularidades da sua identidade. As modas e cantigas evocando os bailaricos de outrora, retratam o carácter e o temperamento desta gente e as suas vivências.

Filiado na Fundação INATEL e Membro Efetivo da Federação do Folclore Português.

CENTRO  CARAPUÇÕES E BREJOEIRA

O CENTRO CARAPUÇÕES E BREJOEIRA, fundado em 1999, é uma  associação que tem como principal objectivo as actividades recreativas e a promoção dos costumes e da cultura ribatejana, procurando incrementar uma melhoria generalizada da qualidade de vida da população que abrange, propondo-se ainda, a assegurar qualidade nas respostas sociais activas.

O CCB integra ainda na sua estrutura, como potenciador das actividades desportivas da população local, um dos mais antigos e regulares grupos desportivos do distrito, o GRUPO DESPORTIVO CARAPUÇANENSE, do qual existem registos de actividade desde meados dos anos 50, embora só tenha sido formalmente fundado em 1975. À época, José Inácio, reconhecido empresário Carapuçanense, terá sido um dos grandes impulsionadores na sua criação e dinamização, não só proporcionando condições estruturais para a prática do desporto, como assumindo logísticamente muita da responsabilidade inerente.

VOZES D´ALDEIA ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL BREJOEIRA

A “Vozes D’ Aldeia – Associação de Desenvolvimento Local da Brejoeira” foi constituída por escritura pública no dia 6 de junho de 2013, com o NIF 510660835, e é uma associação sem quaisquer fins lucrativos. Esta associação nasce da tentativa de, numa sociedade cada vez mais individualista, apelar à urgência da participação das pessoas da aldeia nas iniciativas de interesse comum e de preservação dos costumes e tradições que contam a nossa história.Desta forma são objectivos desta associação: Dar voz às necessidades, preocupações e solicitações dos nossos aldeãos; Promover o encontro das várias gerações da aldeia, envolvendo – as na realização de eventos culturais e recreativos; Dar relevo à preservação do nosso património, ou seja do edifício da antiga escola primária da Brejoeira, para utilização em prol dos interesses da população. A “Vozes D’ Aldeia é sobretudo um projeto dinamizado pela amizade e pela vontade de não deixar a nossa pequena aldeia cair no esquecimento.

 

 

TEMPO

Município de Coruche

Recenseamento

Farmácias de Serviço

Nº de Visitantes

[page_visit_counter_md_total_sites_visit backgroundcolor="#005100" countboxcolor="#000000" fontcolor="#FFFFFF" bordercolor="#005100"]