Freguesia
Santana do Mato

Pelo Progresso Social

Comentários recentes

    Categorias

    TEMPO

    FALECEU HOJE NO HOSPITAL DE SANTAREM, AOS 84 ANOS, O SR. AMAVEL CARINHAS DE OLIVEIRA

    Faleceu hoje no hospital de Santarém, aos 84 anos o Sr. Amável Carinhas de Oliveira, vítima de doença prolongada.

    Amável Carinhas de Oliveira – Foi o primeiro a tomar as “rédeas” da presidência da Junta de Freguesia de Santana do Mato corria o ano de 1985. Filho de Joaquim Oliveira e Custódia Carinhas cedo deixou os estudos, ficando apenas com a 4ª classe do ensino primário. Após a saída da escola foi trabalhar com o seu pai paraa taberna como empregado de balcão, e foi sempre aí que exerceu a sua atividade profissional.
    Em 1955 deixou Santana do Mato e rumou até Évora, onde cumpriu o serviço militar durante 18 meses – Infantaria 16. Cumprido o serviço militar voltou novamente a exercer funções no estabelecimento do seu pai. Casou e teve dois filhos, após a morte do pai foram feitas partilhas e nessa altura Amável Oliveira decidiu montar o seu próprio estabelecimento – O “Retiro Oliveira”.
    Decorria o ano de 1985 quando o senhor Amável se iniciou na vida política. Nas primeiras eleições autárquicas para a Junta de Freguesia foi eleito pela Coligação Democrática Unitária – CDU como membro independente, tendo presidido durante dois mandatos, de 1985 a 1993.
    Durante o primeiro mandato o tesoureiro era José David e Licínio Gabriel era o secretário, No segundo mandato passou a ser Manuel Banha o tesoureiro e Paulo Matias o secretário.
    Os primeiros tempos como presidente da Junta não foram fáceis, havia muito a fazer na freguesia, no entanto os meios eram poucos, tanto as verbas como os funcionários eram escassos. Para termos uma noção existia apenas um administrativo na Junta, que trabalhava a meio tempo, um coveiro, um tratorista e um ajudante, máquinas também não existiam, o que existia era apenas um trator dotado de uma caixa, sendo só mais tarde possível adquirirem um reboque.
    A grande maioria dos trabalhos eram feitos manualmente, e dada a falta de mão-de-obra e de dinheiro para a contratar, não foi possível levar por diante muitas obras. Conseguiu-se aumentar o cemitério de Santana do Mato, limparam-se as valetas, taparam-se buracos e pouco mais foi possível fazer.
    Nessa altura, da Assembleia de Freguesia faziam parte nomes como o de José David, José Agostinho Matias, Joaquim Marques Matias, Maria Luzia de Fátima, Paulo de Oliveira Matias, Joaquim Eduardo Esperança, Licínio Manuel Gabriel e Emílio Rita Luís.
    Fica aqui a singela homenagem a este homem que dedicou grande parte da sua vida á causa pública, não só como Autarca mas também como comerciante e Cabo Chefe função que exerceu durante muitos anos.
    Á família enlutada fica os nossas mais sinceras condolências.
    Bem Haja e que descanse em paz.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *